domingo, 21 de março de 2010

'O Falso Problema da Exclusão e o Problema Social da Inclusão Marginal'

Anteriormente (nos últimos 30 anos) se falava de pobres marginalizados e agora se fala de exclusão. Pergunta o autor: por que é preciso usar três nomes para a mesma coisa?

São modos e problemas, o conjunto de dificuldades de uma inclusão precária e instável, marginal que vem sendo chamada de exclusão.

Na verdade o problema da exclusão nasce com a sociedade capitalista. Não é como muitos dizem um problema do projeto neoliberal. É uma forma de excluir para incluir sob novas formas. O capitalismo na verdade desenraiza e brutaliza a todos, exclui a todos. A sociedade capitalista desenraiza, exclui, para incluir, inclui de outro modo, segundo suas próprias regras, segundo sua própria lógica.

O autor, José de Souza Martins, Sociólogo da USP autor do livro Exclusão Social e a Nova Desigualdade Social (1997) discute o conceito de exclusão e o considera impróprio e equivocado. Segundo a sua argumentação, exclusão de fato sociologicamente, não existe. È um termo que está sendo usado para se refletir ao atual complexo processo social de redefinição de posições e localizações das pessoas no mundo do trabalho e na vida social em geral.

Resumo Completo:
www.webartigos.com/articles/12971/1/O-Falso-Problema-da-Exclusao-e-o-Problema-Social-da-Inclusao-Marginal/pagina1.html

Nenhum comentário: