quinta-feira, 8 de julho de 2010

A PEDAGOGIA FREINETIANA COMO INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO TOTAL DO SER

Autores:

Edmilson Pinto Albuquerque – UFRN – epa@ufrnet.br

SANTOS, Sebastião Jacinto dos – UFRN – sebastiaojacinto@hotmail.com

 
RESUMO

            Neste trabalho desenvolvemos algumas idéias da pedagogia de Célestian Freinet (1896-1966). Para ele a pedagogia do bom senso e a educação para o trabalho se constitui em uma posição central para a instrução do aluno. Para Freinet, nenhum homem pode ser considerado educador se não for fiel a suas tradições, sendo crítico e liberal. O professor tem papel fundamental, pois é um agente de mediação, um interlocutor de seus alunos, ensinando-lhes, não de forma mecânica, autoritária ou distante, mas através de um processo de interação dialógica. Destacamos o estudo sobre os alunos com necessidades educativas especiais. No segundo destaque priorizamos um dos princípios da pedagogia Freinet “a livre expressão,” do qual devemos entendê-la como uma pedagogia da totalidade. Todas as técnicas que respeitam a livre expressão, a livre pesquisa, o tateamento experimental. A Metodologia utilizada nessa pesquisa, foi da interação dialógica, com o professor, que assumiu o papel de mediador deste processo e propiciou espaços de mediação constantes, permitindo que as necessidades sejam atendidas.



Palavras-chave: Educação Especial. Livre Expressão. Integração. Aprendizagem. Formação docente.

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